sexta-feira, 7 de setembro de 2012

7 de setembro Independência do Brasil na Educação Infantil

 

Na semana da Independência do Brasil trabalhamos o conceito de patriotismo, a bandeira, formas geométricas, cores, música.

Objetivos:

Formar na criança o conceito Pátria; independência
Despertar o sentimento de patriotismo;

Inserir conhecimentos da matemática (formas geométricas); círculo, retângulo, quadrado, triângulo, losango

inserir conhecimento da arte: cores (verde , amarelo , azul , branco), texturas, pintura, corte, colagem.

confeccionar instrumentos musicais

 

linguagem Escrita

Conhecer as letra das músicas que falem sobre a pátria

história do 7 de setembro: Gibi da turma da mônica: independência do Brasil

Era uma vez um principezinho que veio de uma terra muito distante chamado Portugal para morar no Brasil com sua família. Este príncipe era chamado de Pedrinho. Ele era um menino inteligente, corajoso e muito amoroso.
O povo brasileiro gostava muito dele, por isso quanto sua família teve que regressar para Portugal com urgência, os brasileiros fizeram uma baixo-assinado e foram as ruas pedir que Pedro permanecesse aqui. O povo clamava:
-Fica Pedro! - Fica Pedro! - Fica Pedro! -Fica Pedro!
O príncipe vendo aquela multidão de brasileiros pedindo que ele ficasse, respondeu:
- Se for para o bem de todos e felicidade geral da nação, eu fico.
Os brasileiros ficaram super contente e comemoram sua primeira vitória:
- Viva! Viva! Viva! Viva!
O tempo passou e um dia a princesa Leopoldina recebeu uma carta do pai de Pedro, que era rei de Portugal. Ao ler a carta ela chamou seu conselheiro José Bonifácio e disse:
- José, a corte portuguesa exige que Pedro volte imediatamente para Portugal.
Naquele mesmo instante José Bonifácio teve uma idéia.
- Alteza, escreva uma mensagem a vosso marido, peça que proclame a Independência do Brasil imediatamente.
A princesa mais que depressa escreve uma carta e manda o mensageiro entregar a Pedro.
-Vá rápido, encontre o príncipe Pedro e entregue esta carta a ele.
O mensageiro encontrou o príncipe perto do Riacho Ipiranga, descansado com sua cavalaria.
-Vossa alteza, eis uma mensagem da princesa Dona Leopoldina.
Ao ler a mensagem Pedro diz aos soldados.
-Soldados, a corte portuguesa quer nos escravizar. Laços fora, guerreiros! A partir de hoje não serviremos mais a Portugal. Ou o Brasil fica livre ou morremos por ele. Independência ou Morte!
Todos os soldados gritaram em um só coro:
-Independência! Independência! Independência!
A partir daquele dia raiava a liberdade no horizonte do Brasil. Nosso país tinha ficado livre de Portugal. E hino brasileiro agora poderia ser cantado em todas as redondezas com mais força e garra.
Autora: Bernadete Sena de Santana

 

linguagem oral:

Canção do soldado; hino da independência; hino nacional; aquarela do brasil; eu te amo meu Brasil.

 

Algumas atividades:

conversa informal sobre o tema

Pintura  das formas da bandeira;individual e coletivo (mural)

confecção do cavalo de garrafa pet e rolos de pael higiênico

confecção de uma pipa com o losango

Pintura da figura de D. pedro I da turma da mônica

Confecção de instrumentos musicais (tambor, chocalho, bandeira, chapeú, espada,balamgandã)

Demonstração de canto e dança

 

 

Culminância:

Desfile pela escola, cartaz, registro das atividades (folhinhas), saída dos alunos com enfeite do tema

 

Foto1539