O que não pode faltar:
Brincar, linguagem oral, movimento, arte, identidade e autonomia.
Algumas Atividades:
*Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo por parte dos educadores e da família.
Vai uma sugestão de leitura: "O Tomas está crescido"
* Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinha à boca.
* Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes. No banho também nomeia-se o corpo.
* Folhas em branco, onde a criança poderá pintar com giz de cera ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
*Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante para desenvolver a coordenação motora.
* Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
*Permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
*Apresentação das cores.
*Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
*Histórias curtas, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
* Explorar o ambiente escolar e diáriamente o parquinho, etc.
* Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
*Permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
*Apresentação das cores.
*Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
*Histórias curtas, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
* Explorar o ambiente escolar e diáriamente o parquinho, etc.
*Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
* Traçados simples: Coordenação Motora.
* Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo.